As riquezas e particularidades dos vinhos produzidos em Santa Catarina estarão em destaque durante a Wine South America 2025, que será realizada em Bento Gonçalves (RS), considerada a capital brasileira da uva e do vinho. O evento, o maior do setor vitivinícola na América Latina, reunirá mais de 430 marcas e visitantes de 12 países, com foco em negócios e conexões.
Um dos destaques da programação será a Masterclass sobre os vinhos catarinenses, com apresentação das duas Indicações Geográficas (IGs) do estado: Vales da Uva Goethe e Vinhos de Altitude. A ação é promovida com o apoio do Sebrae/SC, que atua no desenvolvimento e valorização das IGs em Santa Catarina.
A responsável pela condução da atividade será Rossela Ceni, presidente da Associação Brasileira de Sommeliers de Santa Catarina (ABS-SC). Na Masterclass, ela apresentará ao público a história, as características do território, da Uva Goethe e dos vinhos produzidos nas diferentes regiões catarinenses. O momento será encerrado com a degustação de dois rótulos: o espumante Terrara Extra-brut, da Vinícola Mazon, e o vinho Don Valdemar seco, da Vinícola Denoni.
“É uma vitrine sem precedentes, porque este é um dos maiores eventos da América Latina. E como a gente estava conversando com a secretária de turismo, a gente veio aqui falar com o coração — e fica ainda mais fácil porque falamos de produtos de extrema qualidade”, ressalta Rossela.
A participação catarinense também contará com um estande institucional da SETUR, reunindo vinícolas das IGs Vales da Uva Goethe e Vinhos de Altitude. Os rótulos apresentados, com perfil leve, aromático e refrescante, são produzidos por seis vinícolas associadas à Progoethe – Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe.
Para a secretária de Estado do Turismo de SC, Catiane Seif, o evento é uma oportunidade para fortalecer não apenas o mercado do vinho, mas também o enoturismo catarinense. “Estamos felizes em compartilhar as nossas histórias nesse evento”, afirma.
A Wine South America 2025 promete movimentar o setor entre compradores, produtores, especialistas e entusiastas do vinho. A participação catarinense reforça o potencial e a identidade única dos vinhos do estado no cenário nacional e internacional.