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Empresários da gastronomia de Criciúma participam da maior feira de alimentos e bebidas da América Latina

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Missão técnica à Fispal marca o início de projeto que une Sebrae, Via Gastronômica e Acic para fortalecer o setor

Empresários do setor gastronômico de Criciúma iniciam, nesta terça-feira (27), uma jornada de qualificação e crescimento com a participação na Fispal Food Service 2025, maior feira de alimentos e bebidas da América Latina, que segue até sexta-feira (30), em São Paulo. A missão técnica ao evento é uma importante agenda do projeto que une Sebrae/SC, Via Gastronômica e Associação Empresarial de Criciúma (Acic), com foco em gestão, inovação e competitividade.

Comemorando 40 anos, a Fispal reunirá mais de 1,8 mil marcas expositoras de 26 países, em uma área de 40 mil metros quadrados, com consultorias, conteúdos exclusivos e mais de 40 iniciativas voltadas à sustentabilidade. Os empresários de Criciúma também irão participar de visitas técnicas, que inclui a fábrica da Heineken, uma das referências globais no setor de bebidas.

A missão à Fispal é o primeiro passo de uma agenda estruturada que visa transformar o setor gastronômico de Criciúma por meio da união entre capacitação técnica, experiência prática e cooperação entre os empreendedores. “A parceria vai além da feira. Serão sete meses de ações como workshops, consultorias especializadas, pesquisa de mercado, participação no congresso Abrasel Summit SC e até avaliação com cliente oculto. A ideia é promover uma verdadeira imersão no aprimoramento dos negócios”, explica a analista técnica do Sebrae/SC, Elisandra Bernardi.

São nove estabelecimentos participantes da iniciativa: Cantina Vettorazzi; Forneria Casaluce; Churrascaria Apolo XVI; Confraria do Sabor; Duluís Pizzaria Artesanal; El Tarquin Parrilla; Fábrica de Costela; Queen’s House e Seu Bragança.

“A missão técnica à Fispal é o pontapé inicial de uma jornada transformadora para o setor gastronômico de Criciúma. A parceria com a Via Gastronômica e a Acic mostra que, quando unimos esforços, conseguimos oferecer experiências reais de aprendizado, acesso a inovações e ferramentas estratégicas que impactam diretamente na gestão e na experiência do cliente. Investimos no fortalecimento coletivo do setor e na construção de um ecossistema ainda mais sólido e preparado para os desafios do mercado”, salienta o gerente Regional Sul do Sebrae/SC, João Alexandre Guze.

Intenções

O foco da iniciativa está no fortalecimento da gestão empresarial abordando temas como marketing; finanças; precificação; gestão de pessoas e experiência do cliente, além de oferecer acesso à tendências de mercado e inovações tecnológicas.

“Estamos dando um passo importante para garantir o crescimento contínuo do setor. Participar da Fispal e das demais ações previstas vai nos permitir aprender com os melhores, inovar e oferecer um serviço de alto nível aos nossos clientes”, ressalta o presidente da Via Gastronômica de Criciúma, Guilherme Constantino Pelegrin.

A iniciativa nasceu do diálogo entre o Sebrae/SC e o Núcleo de Gastronomia da Acic, a partir de demandas concretas dos empresários. “Trabalhamos para conectar os empresários e apoiar a execução dessas ações. O setor gastronômico é vital para a economia de Criciúma e esse projeto traz resultados reais”, cita o  coordenador dos Núcleos Empresariais da Acic, João José Camargo.

A diretora executiva da Abrasel/SC, Kary Pacheco, lembra que a feira é focada no setor de food service e que a parceria com o Sebrae é fundamental para a capacitação dos empresários. “É importante para eles saírem de dentro dos restaurantes para  terem contato  com novidades do setor, poder fazer essa troca, esse networking. Acreditamos que as missões técnicas oferecem muito conhecimento e agregam no dia a dia do empreendedor. Então é muito importante. Acredito que vai ser uma semana de muito conhecimento”, cita.

“O empresário da alimentação fora do lar costuma ser um perfil de empresário que fica muito dentro do seu estabelecimento, atrás do balcão, na cozinha e não consegue se capacitar muito, não tem muito tempo, ele acaba sendo operacional e participar de uma missão dessa, ir fazer visitas, conhecer restaurantes, outros estabelecimentos que são consolidados no setor, estar dentro da feira, ver todas as novidades, as tendências, é realmente sair de dentro da caixa e analisar de forma diferente. Então acho que vai ser muito vantajoso, muito rico e estamos muito empolgados com a realização dessa missão técnica”, finaliza.

Texto: Marciano Bortolin/Partner NZBT Comunicação

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